Centrale Marseille

Céus, quanto tempo que eu não publico no blog! Pior que tanta coisa já aconteceu…

As aulas… ouf, é coisa de louco! Pelo menos as de”Amphi”, sim. São num auditório com cem outras pessoas, o professor dá aula numa velocidade incrível, quase sempre no datashow. Geralmente, o rendimento dessas aulas é medido pela quantidade de cartas/cartões postais/outras coisas que eu escrevo/faço. Pior que é verdade… depois, tem as aulas de TD. É quando a gente vai boiar colocar em prática o que deveria ter aprendido aprendeu no amphi. Em resumo, são aulas de exercício em que você copia tudo como um robô e depois tenta refazer em casa. Quem disse que eu consigo entender o que o professor faz? Na verdade, é bem como essa imagem que eu peguei de alguém no Facebook:

Queria ter tanto sucesso nas aulas como na cozinha… sério, eu não consigo fazer tudo o que eu queria, mas tudo o que eu tento, dá certo. Minha única derrota foi o purê de batata de verdade, o resto… arro, macarrão (não sou muito exigente com macarrão, mas acho que há brasileiros aqui que não aprovariam muito o meu; é bem cozido e refogado e cheio de ervas), couscous, salsicha, porco, frango,  purê de sachê… enfim, tenho comido bem! E bem muito queijo – sério, me apaixonei pelos queijos franceses! Será que ainda tem como mudar o nome do blog para “Rapadura com queijo” ou “Rapadura com camembert”? Sinceramente, é melhor que vinho. BEM melhor!!! E eu já provei tantos tipos – camembert, roquefort, brie, Saint Agur, bleu d’Auvergne, cantal, Caprices des Dieux, gorgonzola (eu sei que não é francês, mas…).

Além disso, pouca coisa. Tenho feito tango, mas meu esporte obrigatório, que é vela, começa quinta que vem. Quinta passada fui visitar um colégio, no âmbit da participação ao Échanges Phocéens, uma associação aqui que visitara os colégios, e motiva alguns alunos selecionados para que consigam entrar nos “prépa” (cursos preparatórios para as grandes écoles). Não sei se descrevi bem, mas não é aula de reforço, são bons alunos que precisam de motivação e umas aulinhas e cultura.

E tem também a aumônerie, a associação católica, daqui. Sábado a gente foi animar a Missa na paróquia aqui, sexta teve uma oraçõ seguida de um pique-nique, e sábado a gente vai pros calanques. CALANQUES! Vai ser tão legal; sábado eu escrevo como foi, e , se possível, trago fotos.

Eu sei que eu escrevi pouco, mas se eu fosse escrever tudo, a que horas eu iria acordar? Désolé…

5 Respostas

  1. Corre que o negócio é puxado hein? ahushuas eei tu tah fazendo tangoo? Como assiim? que massa oh, depois quero saber de tudo! Beijos, fica com Deus!

  2. Não se voce viu, mas hoje postei perguntando se não ia mais escrever no blog, pois estávamos sentindo falta. É muito estar aqui lendo as suas aventuras, principalmente na cozinha. Quanto às aulas, só com o tempo é que voces entram no rítimo e depois vão lembrar de como foi difícil o começo.
    Um abraço grande!

  3. Bêbê, a mãe estava preocupada se vc ia passar fome, mas agora eatou preocupada com o seu calesterol de tato queijo e outras mais…o resto vc vai tirar de letra, muito embora tenha q focar no seu objetivo, afinal de contas vc não foi pra ir só pra escrever cartas e cartão. Prestar atenção é importante ainda q não entenda muito. Mãe te ama, que Deus te abençõe.

  4. Ola! escrevendo so para dizer que seu blog me ajudou muito a minha ida a Brasilia para ter meu visto, estou voltando para França no proximo dia 4, sempre vou a marseille, moro em Nice!! obrigada

  5. E aí Lucas, as coisas de um modo geral estão se encaixando aí no seu dia a dia? Como vc postor anteriormente, a forma diferenciada e rápida dos professores passarem o conteúdo melhorou no seu entendimento? Acho que é só uma questão de adaptação e entrar no ritmo mesmo e logo você irá tirar de letra. Formar um grupinho de estudo também surte um excelente resultado, considerando que a soma das idéias, a discussão, o planejamento são essenciais para uma melhor assimilação em estudo de qualquer natureza. Saiba que aqui fica toda a nossa torcida para um final plenamente vitorioso OK?
    Muita coragem e disposição, vc é jóvem…, pois o sacrifício do momento, será revertido com certeza em um futuro brilhante e compensador.

Deixe um comentário